📢 Webinar: Onde fica o ‘Vale do Lítio’? Discursos extrativistas em três territórios
📅 16 de setembro de 2025
⏰ 9 – 11h (PST) / 13 – 15h (Brasília) / 17 – 19h (Londres)
Explore como a extração de lítio está transformando comunidades nos EUA, Brasil e Zimbábue.
Não existe apenas um Vale do Lítio. Pelo menos três lugares diferentes foram rotulados como ‘vales do lítio’, evocando o desenvolvimento tecnológico do Vale do Silício, enquanto propõem transformar territórios para extrair um único mineral.
Em 2023, o Vale do Jequitinhonha, no Brasil, foi batizado de ‘Vale do Lítio’ por governos e empresas de mineração em uma iniciativa de toque de sino na Nasdaq. A região de Bikita, no Zimbábue, aparece nas manchetes como ‘o próximo vale do lítio do mundo’. O vale do lítio na Califórnia é um projeto para extrair ‘o lítio mais verde do mundo’ das águas termais na região do Mar de Salton.
Este webinar reunirá Alejandro Artiga-Purcell (San José State University, EUA), Mikhail Aruberito (Shine Collab, Zimbábue) e Aline Weber Sulzbacher (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, Brasil), com moderação de Francisco Calafate-Faria (LIQUIT / London South Bank University, Reino Unido), para discutir as estratégias narrativas que promovem o estabelecimento dos chamados Vales do Lítio pelo mundo e suas implicações.
Ouviremos perspectivas críticas sobre os discursos de transição verde e justa de projetos extrativistas que ameaçam interromper as possibilidades de outros futuros socioecológicos. Mas o que significa rotular uma região inteira em nome de um único metal? O que está sendo silenciado com esse discurso?
O webinar é um evento preliminar ao Simpósio que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro em Londres e online. Clique aqui para se inscrever no Simpósio →
🎤 Palestrantes do Webinar
Alejandro Artiga-Purcell
San José State University, EUA. Sua pesquisa explora as consequências sociais e ambientais do extrativismo e as narrativas em torno das transições energéticas.
Mikhail Aruberito
Shine Collab, Zimbábue. Atua com comunidades em questões de justiça dos recursos e nos impactos da extração de lítio e outros minerais.
Aline Weber Sulzbacher
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Brasil. Pesquisadora em geografia e ecologia política com foco em comunidades rurais e extrativismo.
Francisco Calafate-Faria (Moderador)
LIQUIT / London South Bank University, Reino Unido. Pesquisador em ecologia política, extrativismo e transições energéticas.